Palavra da Presidente

Home/Institucional/Palavra da Presidente
Palavra da Presidente 2017-07-12T17:01:17+00:00

O Consórcio dos Municípios dos Corredores Multimodais do Maranhão (COMEFC) transforma a realidade de 22 municípios maranhenses entes consorciados. A transformação é possível porque as atividades do COMEFC estão direcionadas ao desenvolvimento dessas regiões tendo como pilares valores, qualificação, competitividade, inovação, responsabilidade, sustentabilidade, transparência e valorização das pessoas. Vale ressaltar que o consórcio foi criado para alavancar o crescimento das cidades com interferência da Estrada de Ferro Carajás (EFC), esquecidas por décadas. Dessa forma, o COMEFC vem trabalhando para garantir o desenvolvimento desses municípios, visando compensar os impactos socioeconômicos e ambientais negativos vividos por essas populações.

O COMEFC tem desenvolvido suas atividades de maneira integrada e atendendo às necessidades dos associados do Consórcio. Para isso, a administração do consórcio defende interesses, valoriza, educa, qualifica, prima pela qualidade de vida, orienta e otimiza o retorno às demandas dos mais de um 1,8 milhão de habitantes que compõem os 23 municípios (incluindo São Luís) localizados na área geográfica da EFC.

Em quatro anos de atuação, foram cerca de 109 projetos aprovados beneficiando milhares de pessoas nas mais diversas áreas: saúde, educação, infraestrutura como a construção de poços e redes de distribuição de água, geração de emprego e renda entre outros. Recentemente outra grande conquista, a liberação de R$ 57 milhões para os 22 municípios, situados na área de influ- ência da mineradora Vale. A verba, que estava sem uso há 20 anos, é originária do Fundo para o Desenvolvimento Regional com Recursos da Desestatização (FRD), que há muitos anos estava travada devido às inúmeras burocracias impostas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).

A liberação dessa verba foi possível graças ao apoio e atuação conjunta de todos os prefeitos que acreditam em um COMEFC atuante na interface entre o poder público e o privado, junto à mi- neradora Vale, no intuito de criar um ambiente propício ao desenvolvimento social e crescimento econômico das comunidades as quais representamos.

O COMEFC está comprometido com um futuro sustentável do país, do Maranhão e em especial dos 22 municípios consorciados. É um caminho longo, mas já iniciado há quatro anos e com forças centradas, principalmente no trabalho e transparência para superar os desafios. A concretização desse material, com informações e estatísticas, traz na verdade outra mensagem; a de que Consór- cio e todos que a integram o COMEFC, estão com disposição para unir pessoas, superar resultados, conquistar oportunidades e compartilhar conquistas.

Um grande abraço.


Karla Batista Cabral Souza
Presidente do COMEFC